quinta-feira, 14 de maio de 2009

Unidade de cogumelos de Benlhevai (Vila Flor) vai criar 165 novos postos de trabalho na região Norte

A empresa Varandas de Sousa vai criar mais 165 postos de trabalho no Norte do país, com um apoio de 5,5 milhões de euros do PRODER. Detentora da marca SousaCamp, a sociedade pretende aumentar de 6 para 28 o número de túneis de produção de substrato, suficiente para todas as unidades de cultivo de cogumelos em Vila Flor, Vila Real e Paredes.

A assinatura dos dois contratos de investimento, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), decorreu na passada sexta-feira, na unidade de Benlhevai, na presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro da Agricultura, Jaime Silva. Um outro contrato, que será assinado com o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), compreende um apoio do PRODER de 3,3 milhões de euros, que suportará 10 milhões de investimento na unidade produtiva de cogumelos localizada em Paredes, distrito do Porto. Com este investimento, a empresa irá duplicar a sua produção de cogumelos para as 3 380 toneladas, das quais 11 por cento se destinam à exportação para o mercado da Galiza.

Por tudo isto, José Sócrates deixou um agradecimento ao interior do país: “este projecto ajuda-nos a mostrar aos portugueses a importância do mundo rural. Por isso deixo um agradecimento a quem no interior do país desafia a crise, de quem sabe como se constrói uma fileira”, referiu o governante.

O primeiro-ministro salientou ainda o esforço das gentes de Trás-os-Montes. “O Norte é um bom exemplo para todo o país, das adversidades fazem-se fortes, por isso é com orgulho que aqui estou”, afiançou. Já o ministro da Agricultura aproveitou a visita para lançar novas apoios para os novos agricultores, que consistem na ajuda de 250 euros anuais por cada hectare de terra, que poderá se estender até aos 10 mil euros. Jaime Silva informou, ainda, que as regiões de montanha também estão contempladas nesta acção com o intuito de “ajudar os agricultores que querem trabalhar e deparam-se com imensas dificuldades”, explicou.

Por Vanessa Martins in http://www.jornalnordeste.com/

Sem comentários: