quinta-feira, 7 de maio de 2009

São Pedro Velho promove primeiro certame dedicado aos principais produtos da terra

Em nome do vinho e dos morangos
Com aromas inebriantes, cores apelativas e aspecto suculento e saboroso, o vinho e os morangos foram os protagonistas da primeira edição do certame que adoptou o nome dos produtos mais conhecidos de São Pedro Velho, no concelho de Mirandela. A I Feira do Vinho e Morangos foi, assim, ponto de paragem obrigatória para os milhares de pessoas que, na passada sexta-feira e sábado, puderam saborear e provar verdadeiras iguarias que resultam do microclima que caracteriza aquela localidade. “Aqui produz-se bom vinho e morangos. São produtos de elevadíssima qualidade e que surgem associados à aldeia”, pelo que achámos conveniente dar este nome à Feira”, explicou o secretário da Junta de Freguesia de São Pedro Velho, Mário Fontoura da Cunha. Segundo o autarca, ao longo dos dois dias passaram pelo certame alguns milhares de curiosos de toda a região, que puderam conhecer os produtos dos 18 expositores presentes no evento. “Recebemos muita gente de fora da freguesia e era exactamente esse o objectivo, já que pretendemos divulgar os produtos e, consequentemente, a aldeia que fica um pouco isolada”, salientou o responsável. Dado o sucesso desta primeira edição, a Feira do Vinho e Morangos é uma iniciativa para continuar. “Será repetida, depois de corrigirmos e melhorarmos algumas lacunas”, assegurou o autarca. Recorde-se que este certame representa um investimento na ordem dos seis mil euros e contou com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela. Sectores do vinho e dos morangos empregam parte dos 300 habitantes da aldeia Actualmente são seis os produtores de vinho e morangos em São Pedro Velho, responsáveis pela criação de bastantes postos de trabalho. “Empregam parte da população da freguesia que asseguram a manutenção das culturas”, explicou o autarca. Dependendo das condições climatéricas, a freguesia regista uma produção significativa no que toca a morangos e vinho. “É uma das principais formas de rentabilidade para os produtores da aldeia que vendem as suas colheitas para a região, grandes superfícies das principais cidades do País e, mesmo, para Espanha”, informou Mário Fontoura da Cunha. Além dos produtos expostos, os visitantes puderam assistir às demonstrações gastronómicas feitas pela Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela à base de morangos ou aos painéis vitivinícolas.
Sandra Canteiro in http://www.jornalnordeste.com

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