quarta-feira, 20 de maio de 2009

Moscatel e frutas fundem-se em apelativos “cocktails”

Os lagares e as pipas de moscatel da Enoteca Douro, em Favaios, no concelho de Alijó, cederam o seu lugar de atracção principal do espaço ao “shaker” e aos “cocktails” de frutas. Numa fusão entre o tradicional e o moderno, o moscatel foi, obviamente, o ingrediente principal...
O “maestro” desta mistura de sabores e aromas foi o barman Paulo Ramos, que preparou vários cocktails com o objectivo de enaltecer as características dos vinhos do Douro, e em especial do moscatel, através da mistura com frutas, legumes e especiarias. Aos aromas a damasco, alperce e acácia, típicos do moscatel, Paulo Ramos juntou diversos produtos como morangos, melancia, meloa, cerejas, amêndoas, nozes, rabanetes, canela, malagueta, noz-moscada, gengibre, tomate-cereja, pimentos ou hortelã. Segundo o barman, o conceito que segue passa por “misturar com lógica, acrescentando sabores que combinam entre si”. Um dos cocktails que fez mais sucesso entre as cerca de 70 pessoas que assistiram à preparação destes cocktails na Enoteca Douro foi uma versão do conhecido “Mojito”, baptizado pelo barman como “Moscatelito”. O rum deu lugar ao moscatel, a que se adicionou lima, hortelã, água gaseificada, gelo e nem faltou uma palhinha. Outra sugestão do barman foi o “Strawberry Moscatel Spicy”, uma mistura de morangos e malagueta, macerados com um pilão, e moscatel.Paulo Ramos acredita que estes “cocktails” podem tornar o moscatel ainda mais atractivo para os turistas, que vão querer experimentá-lo nos seus países. O barman, membro da “Cocktail Academy” e com mais de 20 anos de carreira, já trabalhou em vários países e acredita que o moscatel pode servir de base a “cocktails” em qualquer parte do mundo.O proprietário da Enoteca Douro, Luís Barros, adiantou que, na época das vindimas, vai promover uma semana de iniciativas para dar a conhecer o moscatel, destinada a profissionais da área de todo o país e também estrangeiros. “O objectivo é promover os vinhos do Douro e abrir portas à criação de novos produtos e novos mercados”, afirmou. A Enoteca Douro possui parcerias com vários produtores-engarrafadores e unidades hoteleiras do Douro e conta com 220 produtos em exposição.
Sandra Borges in http://www.noticiasdevilareal.com/

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