quinta-feira, 28 de maio de 2009

Turistas de Mirandela chegam maioritariamente do litoral

A Câmara Municipal de Mirandela solicitou um estudo, à Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo local, sobre o perfil do visitante, a sua experiência e grau de satisfação nas visitas que efectuaram à cidade. Numa primeira amostragem (ainda provisória) fica bem patente que o grau de satisfação das pessoas é muito elevado e o que mais apreciam é a tranquilidade, a paisagem e a qualidade ambiental. O estudo indica ainda que há um grande fluxo de visitantes, maioritariamente ao fim-de-semana, oriundo de vários pontos do país, principalmente do Litoral (43%), que vêm sobretudo em excursões organizadas. Dos inquiridos, a maioria vem pelos produtos da região, com particular incidência nos enchidos (alheiras) e azeite, para além do artesanato. Um facto que leva o vice-presidente da CMM, António Branco, a considerar que a aposta no crescimento das lojas de produtos regionais, que estão abertos aos fins-de-semana, tem sido uma estratégia de “sucesso”, porque os visitantes têm vindo a aumentar e também é um das principais motivações para a escolha de Mirandela. Isto é, “o urbanismo da cidade contribui para captar as pessoas, mas simultaneamente, a oferta comercial é muito importante.”, Isto, porque as pessoas “não perderiam tanto tempo por cá se não houvesse os produtos regionais, que são uma forte alavanca da economia local”, acrescenta.
A ideia do urbanismo comercial é levar as pessoas a visitarem outros pontos da cidade que não apenas o perímetro de cerca de 500 metros, onde ficam localizadas as lojas de produtos regionais. Uma situação que levou o executivo da câmara a enveredar pela substituição de uma zona comercial, com passagem constante de viaturas, para uma zona pedonal atraente e com animação de rua constante, dinamizando o comércio tradicional de uma forma mais abrangente.
Outras das preocupações do executivo da CMM passa por dar uma nova vida ao centro histórico da cidade, de forma a potenciar outra fileira do turismo. Com essa intenção, já foi apresentada uma candidatura de 10 milhões de euros ao programa de acção para a Regeneração Urbana do Centro Histórico da cidade do Tua. Numa fase posterior, a estimativa de custos, inerentes a esta grande intervenção, situa-se na ordem dos 50 milhões de euros que irá permitir a criação de vários espaços culturais, sociais e lúdicos, precisamente nos sectores onde a cidade apresenta algumas carências que vão ser colmatadas através da valorização de edifícios que se encontram degradados. Há edificações que estavam degradados e agora vão ter novas actividades, como é o caso do edifício da PSP, que “vai ser transformado num núcleo museológico”, refere António Branco. Além disso, também vai ser criado um gabinete de Reabilitação Urbana, para que os privados possam recorrer sempre que necessitarem de apoio jurídico, arquitectónico e mesmo ao nível da arqueologia. Também estão previstas acções para a promoção do comércio e para revitalização de um conjunto de pontos, como é o caso do Palácio dos Távoras, do solar dos Pessanhas, que “são edifícios que estão devolutos e estão incluídos nesta candidatura” acrescenta.
As parcerias para a regeneração urbana obrigam a ter investimentos privados o que, no caso de Mirandela, se traduz em 4 milhões de euros em obras de intervenção física como, por exemplo a criação de uma academia de música em parceria com a Esproarte. O projecto de reabilitação e valorização da zona histórica deverá estar pronto em 2011.
Fernando Pires in http://www.mensageironoticias.pt/

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