quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cereja a caminho das 100 toneladas

Os responsáveis pela Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé (CAAF) estimam que os seus 60 hectares de cerejeiras atinjam este ano uma produção aproximada de 100 toneladas.


De acordo com o presidente da CAAF, Eduardo Tavares, as condições climatéricas que têm sido favoráveis tanto no período da floração, quer na época do rebentamento do fruto, factores que se demonstram “determinantes” para um “aumento da produção”, face a anos anteriores.
“ Este ano esperamos atingir as 100 toneladas de cereja. Para além das condições climatéricas favoráveis há uma série de novos pomares, que entraram na sua fase de plena produção”, observou o responsável.
Apesar das flores de cerejeira terem já desaparecido, nas árvores é já possível observar pequenos frutos em fase de desenvolvimento que atingiram a sua maturação lá para finais de Maio início de Junho.
No ano passado a produção de cereja registou quebras “significativas”, devido às geadas tardias que se abateram sobre a região onde estão concentrados os pomares da CAAF.
“ Na campanha da apanha de cereja do ano passado a produção rondou apenas as 40 toneladas, o que se traduz numa grande quebra de produção,” acrescentou Eduardo Tavares.
Agora com os olhos posto no futuro, os responsáveis pela CAAF esperam “duplicar” a sua produção de cereja face a este ano e ultrapassar as 200 toneladas, para assim entrarem em pleno no mercado nacional de comercialização de cereja.
“Com o previsto aumento de produção, pretendemos escoar o nosso produto para as grandes superfícies comerciais existentes no país, ao mesmo tempo marcar presença em certames de âmbito nacional com os que se realizam em Alfândega da Fé, Santarém ou Vila Nova de Gaia,” disse o dirigente da CAAF.


Por: Francisco Pinto, in Jornal Nordeste (03-05-2011).

1 comentário:

bela disse...

Como posso ajudar na apanha da Cereja? Para onde contactar?