terça-feira, 2 de junho de 2009

Produtos de excelência no estrangeiro

Dez empresas envolvidas
“Internacionalizar Trás-os-Montes Gourmet” e é o nome do projecto desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento da Rota do Azeite de Trás-os-Montes (ADRATM) e que pretende divulgar, fora de Portugal, vários produtos de excelência da região, como o vinho, os enchidos, os frutos secos e a panificação do Nordeste Transmontano e Douro Superior. O projecto de internacionalização foi aprovado no âmbito do novo QREN em 48%, dos 104 mil euros de custo total. Representando alguns riscos aos produtores envolvidos neste projecto, pelo capital financeiro assumido. A coordenadora da entidade promotora, Cristina Passas revela que o primeiro passo foi “tentar convencer as empresas que querem seguir esse rumo para aproveitar os fundos comunitários que existem”, tendo e conta que só através da exportação é que “podem valorizar as suas empresas e o território” refere. Cristina Passas revela ainda que “só as mais capazes, já certificadas, é que aceitaram este desafio porque é para aí que querem dirigir-se”. O objectivo deste projecto centra-se na internacionalização de produtos de qualidade superior num mercado já por si muito selectivo, o mercado Gourmet. Para já estão garantidas as presenças nas feiras da especialidade da Bélgica e Alemanha. As 10 empresas que se associaram à internacionalização, apesar de já exportarem para outros países, estão expectantes quanto à aceitação por parte deste sector de produtos de excelência. “Achamos que era interessante participar neste projecto pois o primeiro objectivo é ganhar clientes” afirma a responsável da empresa Eurofumeiro que recentemente lançou no mercado as alheiras de bacalhau e vegetariana. “Nós esperamos que tenha sucesso” afirma Se tudo correr como o desejado, novos mercados fora do continente europeu, serão explorados por este projecto.
Por Fernando Pires in http://www.mensageironoticias.pt/

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