quinta-feira, 14 de maio de 2009

Património ibérico em foco

Fomentar a economia regional e o património da raia transmontana é o objectivo da Rota do Património de Fronteira, que resulta de uma proposta de Portugal e Espanha. Trata-se de um projecto apresentado na passada quarta-feira, durante a visita a Bragança da secretária de Estado da Cultura, Paula Santos. Integra diversos monumentos ibéricos, como a Domus Municipalis e resulta de uma candidatura transfronteiriça de quase um milhão de euros.
“Queremos dinamizar este espaço de fronteira, fazendo com que o potencial do turismo cultural possa aliar-se ao prazer de conservar e preservar o património”, explicou a governante. O objectivo final, acrescenta Paula Santos, é que “este intercâmbio dos dois lados da fronteira crie um conjunto de actividades económicas de postos de trabalho e de investimento nesta região”, adiantou.

Rota do Património de Fronteira prevê recuperação física e divulgação dos monumentos
Na óptica de Paula Santos, “esta é uma zona de fronteira, que pode atrair turistas portugueses e de outros países que se tiverem vários monumentos para visitar, como esta rota propõe, aumentam a sua permanência no território, potenciando diversas actividades económicas, como a hotelaria e restauração”. Assim sendo, uma das fases do programa contempla a recuperação física de alguns dos monumentos que integram a Rota do Património de Fronteira, como a que já foi efectuada na Domus Municipalis, seguida da divulgação do próprio património junto dos potenciais turistas.
“Se houver necessidades, avançamos com a execução de obras físicas nos monumentos. Por outro lado, também apostamos na sua promoção, através de diversos meios, como a colocação de folhetos e desdobráveis em alguns circuitos culturais, bem como a partir da página da Direcção Regional da Cultura”, salientou Paula Santos. Recorde-se que as obras efectuadas na Domus Municipalis resultaram de uma parceria entre a Câmara Municipal de Bragança e o Ministério da Cultura, com o apoio do banco espanhol Caja Duero.
Por Sandra Canteiro in http://www.jornalnordeste.com/

Sem comentários: