A Festa da Geografia vai levar a Mirandela 5 dos melhores especialistas na matéria a nível mundial. O evento decorre de 21 a 23 de Maio com a participação de 250 alunos de diversas Universidades do País. Com pouco mais de 7 mil euros, a Câmara Municipal de Mirandela organiza uma festa que esgota completamente a capacidade hoteleira da cidade, dada a participação de estudantes, docentes e especialistas de Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha e França.
Além de diversas conferências, exposições e lançamentos literários, haverá workshops, mesas redondas, trabalhos de campo e sessões de divulgação de serviços e produtos ligados à Geografia.“As autarquias e os desafios da Agenda para Coesão Territorial”, “Globalização e Localização: Oportunidades para as pequenas cidades em espaços rurais periféricos” e “O papel da Geografia e dos Geógrafos na Sociedade Portuguesa” são alguns dos temas propostos para painéis e conferências.
Outro dos pontos altos será a homenagem a Vitorino Magalhães Godinho, convidado de honra da Festa da Geografia 2009. Trata-se de um dos maiores historiadores portugueses de todos os tempos. Pioneiro das Ciências Sociais em Portugal, é professor catedrático jubilado da Universidade Nova de Lisboa, onde sedimentou grande parte da sua vida académica e científica.
A Festa da Geografia é organizada pela CMM, em parceria com o Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. Tudo começou há três anos, quando a autarquia decidiu organizar um evento para evocar a memória de Luciano Cordeiro, fundador da Sociedade de Geografia de Lisboa. Mirandelense nascido em 1844, notabilizou-se pela acérrima defesa dos interesses de Portugal em África e ficou célebre pela sua actuação no Congresso de Geografia Colonial, que se realizou em Paris, em 1878, e na Conferência de Berlim, em 1884.
Por João Campos in http://www.jornalnordeste.com/
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário