O granito de Vila Pouca de Aguiar vai estar em destaque durante quatro dias. A sétima edição da Feira do Granito arranca na próxima sexta-feira, dia 19. No recinto de exposição, a área compreendida pelo gimnodesportivo, parque e campo da escola secundária local, os visitantes poderão observar os diferentes tipos de granito, o Cinza Pedras, o Amarelo Real e Cinza Real.
Além da promoção daquela que é uma das maiores fontes de riqueza do concelho, a feira é um espaço privilegiado para muitos construtores civis e particulares estabelecerem contactos com os empresários do granito.“É o evento sócio-económico mais importante” do concelho, garante o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias. Segundo a autarquia, o sector gera mais de 30 milhões de euros por ano e emprega cerca de duas dois mil empregos directos.
A feira decorre no recinto da Escola Secundária durante quatro dias Associada à Feira estão também as jornadas ambientais que, há seis anos, decorrem em paralelo com o certame. Este ano, entre outros, vão ser debatidos temas como a gestão de aterro de resíduos inertes na recuperação paisagística das pedreiras; a problemática dos resíduos da indústria do granito; a importância das árvores no meio urbano; a qualidade da água...
Paralelamente, o certame inclui ainda um programa de animação musical e desportivo, como as Provas do Campeonato Regional de Santo Huberto.
Margarida Luzio, in Semanário Transmontano, 2009-06-15
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário