O brasileiro Chico César é o cabeça-de-cartaz da edição deste ano dos Concertos de Verão que prometem “arrastar” mais de 10 mil pessoas ao auditório exterior do Teatro de Vila Real. O fadista Carlos do Carmo abre o primeiro de 12 concertos de “world music” que prometem animar as noites de Verão.
De 13 de Junho a 29 de Agosto, a “world music” sobre ao palco do auditório exterior do Teatro de Vila Real, todos os sábados, às 22.30h. Os 12 concertos deste 6º Festival de Músicas do Mundo trazem até Vila Real espectáculos de nove países. Espanha, Itália, Alemanha, Polónia, Argentina, Brasil e Cabo Verde marcam presença numa “edição particularmente forte”, segundo afirmou o director do Teatro de Vila Real, Vítor Nogueira.
Mais uma vez, o concerto de abertura cabe a um português, desta feita o fadista Carlos do Carmo, espectáculo incluído nas Festas da Cidade. Vítor Nogueira destacou os dois concertos únicos no País e a estreia de duas digressões internacionais. O grupo brasileiro Barlavento inicia a sua digressão em Vila Real, com os sons da música tradicional de Salvador da Bahia, a 4 de Julho. O cabeça-de-cartaz Chico César também se estreia em Vila Real no dia 11 de Julho. O grupo Romengo, da Roménia, dá um concerto único em Vila Real, a 8 de Agosto, tal como os checos V3SKA (Vaitraiska) que trazem a Vila Real os ritmos do ska, a 22 de Agosto.
O coordenador do departamento de Produção e Programação do Teatro de Vila Real, Rui Araújo, acredita que o cartaz deste ano tem “capacidade para mobilizar o público” e espera que ultrapasse os 10 mil espectadores que assistiram aos espectáculos, no último ano. Por esta “montra de culturas e tradições” vão ainda passar os ritmos do flamenco com os Al-Mansour, acompanhados por um dos mais conceituados bailarinos andaluzes da actualidade, “El Choro”.
A jovem Danae nasceu em Cuba mas cresceu em Cabo Verde e agora mora em Portugal. A mistura dessas influências promete um espectáculo de ritmos quentes com mornas cabo-verdianas a 27 de Junho. O tango também marca presença com a Orquestra Típica Fernández Fierro, constiuido por 12 elementos vindos da Argentina, e que actua a 18 de Julho. Segue-se uma outra orquestra, os espanhóis Always Drinking Marching Band, mais virada para o dixie, a 25 de Julho. No primeiro sábado de Agosto, chegam os sons dos Balcãs com a Municipale Balcânica, de Itália.
Mercedes Péon, nomeada “Melhor Artista do Ano” pela revista “Folkworld”, é a primeira “repetente” nos Concertos de Verão. Depois de 2004, a espanhola volta a Vila Real, a 15 de Agosto, em representação da diversidade cultural do país vizinho. Os alemães Polkaholix encerram o Festival com os ritmos divertidos da polka. O orçamento é, segundo Vítor Nogueira, “ligeiramente superior ao do ano passado”, na ordem dos 90 mil euros. Os concertos transferem-se para o interior do Teatro de Vila Real, caso as condições meteorológicas assim o exijam.
Sandra Borges in http://www.noticiasdevilareal.com
terça-feira, 16 de junho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário