segunda-feira, 6 de abril de 2009

Comboio volta à linha do Corgo em Setembro de 2010

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, assumiu o compromisso de “reabrir a linha dentro de ano e meio”. A governante adiantou que a primeira fase da intervenção começa em Junho deste ano e a outra fase em Setembro, ficando concluída em Setembro do próximo ano.

Ana Paula Vitorino garantiu que “seria impossível fazer esta intervenção em menos tempo”, já que se trata da “reabilitação e requalificação total da via”. Este espaço de tempo vai servir para concluir os projectos de execução, lançar os concursos e fazer as obras. Estima-se que sejam investidos 26,9 milhões de euros na substituição integral dos materiais da super-estrutura de via, e mais cerca de 420 mil euros na supressão e reclassificação de passagens de nível. A governante explicou que a linha foi encerrada “para fazer obras e intervenções que são urgentes e que têm a ver com a segurança das pessoas”. Ana Paula Vitorino disse não entender as razões da contestação das populações que temem o encerramento definitivo da linha. “Estando em causa a segurança não há que pensar duas vezes, tem que se encerrar a linha”, afirmou. A responsável recordou que se trata de uma “linha muito antiga que, durante muitos anos, não teve qualquer intervenção”.Segundo a secretária de Estado, apesar das intervenções levadas a cabo nos últimos anos, verificou-se que “os materiais já tinham chegado ao fim da sua vida útil e, por muitas intervenções que se fizessem, nunca se conseguiria repor as condições de segurança”. Ana Paula Vitorino adiantou ainda que o relatório elaborado com a colaboração de especialistas ferroviários suíços, concluiu que a intervenção tem de ser “profunda” e tem de “ser feita já”.

Meia centena para receber secretária de Estado

Cerca de meia centena de pessoas das freguesias servidas pela Linha do Corgo juntaram-se em frente ao Governo Civil de Vila Real, para exigir a reabertura da Linha. A maioria não acredita que a Linha volte a abrir e dizem-se “enganados”. Queixam-se que os autocarros têm de passar em estradas estreitas e sinuosas, onde muitas vezes não passam dois carros.Ana Paula Vitorino esteve reunida com responsáveis da CP, os presidentes de Câmara de Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua, e também das juntas de freguesia afectadas. Foi criada uma comissão de acompanhamento para “ajudar a melhorar o serviço alternativo”.

Sandra Borges in http://www.noticiasdevilareal.com/noticias/index.php?action=getDetalhe&id=5271

Sem comentários: